Bahia Econômica – 17/11/2014
Pesquisa testar uso do Biogás captado para gerar energia na Bahia

O estudo ainda não foi concluído, mas a estimativa é que com a energia elétrica gerada poderá atender a 80% da demanda da ETE. O tema Saneamento Básico será discutido amanhã no Fórum Agenda Bahia, evento realizado pelo CORREIO e a CBN, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
O processo funciona da seguinte forma: na decomposição do esgoto são liberados gases denominados de biogás, que tem entre os principais componentes o metano. Esse biogás é captado por reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), uma espécie de biodigestor que converte a matéria orgânica em biogás através da digestão anaeróbia, e esse biogás é usado para geração de energia. Vale ressaltar que essa técnica só funciona em estações de tratamento que usam o processo anaeróbio. No Brasil, elas representam 90%.
De acordo com a gerente do projeto, a engenheira da unidade de eficiência energética da Coelba, Daniela Freitas, a pesquisa quer avaliar quanto custa instalar uma planta dessa no país e se é viável financeiramente. “A Coelba entra como agente de fomento para mostrar que a tecnologia existe e de que forma pode ser viável dentro da nossa tipologia de clima, além de ser mais uma alternativa de energia”, defende a especialista.