28/09/15 – BAhia Econômica
Greve da UFBA deve acabar amanhã(29)
Greve da UFBA deve acabar amanhã(29)

Hoje completam 120 dias de paralisação dos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Uma assembleia, amanhã(29), deve ser realizada na Faculdade de Arquitetura e deve por fim ao movimento. Pelo menos é o que diz a presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), Claudia Miranda.
“A avaliação da diretoria da Apub é que chegou o momento de pensar em outra estratégia de luta. O balanço que fazemos é que a conjuntura econômica nacional demorará muito mais para se resolver”, explica Miranda.
Cerca de 2,2 mil profissionais lecionam na instituição. Miranda afirma que a “decisão pelo fim da greve depende da assembleia dos professores” e ressalta que orientação da diretoria da entidade é que o movimento seja encerrado.
Na última quarta-feira, os servidores técnico-administrativos da Ufba aprovaram a saída da greve para quarta-feira. O reitor da Ufba, João Carlos Salles, informou que caso a greve seja realmente encerrada deverá ser discutido imediatamente um novo calendário para a instituição.
“Cabe ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufba decidir as questões orçamentárias e de calendário”, afirmou, ao ser questionado se o semestre seria cancelado e se há verbas para a retomada das aulas.(Correio)