Os diretores do Sindicato Joaquim Amaral, Elias Fonseca e Iara Edilene, acompanhados do colegas Jorge Claudemiro, ex-diretor da entidade, estiveram nesta segunda (19) no Gabinete da Sefaz-BA, em reunião com o secretário Manoel Vitório. Na oportunidade, o segmento cobrou novidades sobre a CET dos aposentados e sobre a GDF dos técnicos administrativos.
Durante o encontro, muito breve, o secretário Manoel Vitório reafirmou que tem tentado resolver a questão da CET dos aposentados, mas tem esbarrado no parecer contrário da Procuradoria Geral do Estado. Disse que vai continuar tratando a questão com o órgão e orientou o Sindicato a também se movimentar junto a PGE, inclusive com pareceres jurídicos que embasem a justeza do pleito.
No que diz respeito à GDF, a informação é que a questão está encaminhada, já com a Secretaria da Administração, que ficou de encaminhar a minuta. Disse que o ganho médio ficará mesmo no patamar entre 14% e 15%, com impacto em 2025 e 2026, não atendendo assim o nosso pleito, de um ganho de 20%, escalonado até 2027.
Segundo informações da Secretaria da Administração, a mudança na GDF dos técnicos será encaminhada nos próximos dias à Assembleia Legislativa através de projeto de lei, junto com outras matérias de outros órgãos.
O Sindicato aproveitou o ensejo e cobrou de Manoel Vitório o atendimento do pleito de mudança no valor do ponto da Gratificação Fiscal, o que poderia amenizar as perdas salariais que os servidores do fisco vêm acumulando. Vitório voltou a afirmar que essa reivindicação não tem condição de ser tratada neste momento.

Salvador, 20 de maio de 2025 | Boletim 3173