Apoio e solidariedade à luta dos servidores do Judiciário

A diretoria do Sindsefaz manifesta seu apoio e solidariedade à luta dos servidores do Judiciário do Estado que, comandados pelo Sinpojud, deflagraram greve por tempo indeterminado a partir desta segunda (12). O nosso Sindicato manifesta votos de sucesso ao movimento, que consiga sensibilizar as autoridades a atenderem os justos pleitos dos trabalhadores.

Em carta aberta à sociedade, o Sinpojud diz que “a paralisação decorre da urgente necessidade de aprovação e implementação de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que há mais de 8 meses encontra-se na Assembleia Legislativa”. Diz ainda que o plano atual está defasado e não acompanhou a evolução das funções e responsabilidades que a categoria tem.

Os servidores do Judiciário também exigem recomposição salarial, diante das perdas inflacionárias que já ultrapassam 53%, conforme dados do ano de 2023 divulgados pelo DIEESE, resultado de quase uma década de congelamento. “A defasagem salarial compromete a dignidade dos trabalhadores e impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados à população”, diz a carta.

Outra queixa dos colegas do Judiciário é uma velha conhecida dos fazendários: o déficit de pessoal por não realização de concursos públicos. Enquanto na Sefaz-BA há uma defasagem em torno de 1400 servidores no quantitativo da carreira do fisco, além de terceirizados e redas substituindo mais da metade das vagas do corpo técnico administrativo, no Tribunal de Justiça há servidores concursados não convocados. Enquanto isso, diz a carta do Sinpojud, usa-se um contingente de 500 servidores cedidos por prefeituras em funções que deveriam ser exercidas por efetivos, sem falar que o TJ-BA quer criar 600 cargos comissionados de acesso sem concurso.

Salvador, 13 de maio de 2025 | Boletim 3168

Compartilhe:
Entre em Contato

Rua Maranhão, nº 211 - Pituba
Salvador - Bahia | CEP: 41.830-260

Redes Sociais

Você já é filiado?

Faça o seu Cadastro!
Rolar para cima