Dia do Trabalhador reforça a luta por melhores condições de trabalho

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, simboliza a luta histórica por melhores condições de trabalho e pelos direitos dos trabalhadores. No Brasil, a data foi oficializada como feriado nacional em 1925 e ganhou ainda mais destaque em 1940, com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelo então presidente Getúlio Vargas. Um ato, nesta quinta (01), a partir das 16h, no Farol da Barra, em Salvador, comemorará a data.

O tempo passou, mas a luta dos trabalhadores é contínua e suas representações não podem baixar a guarda, pois o setor patronal, seja privado ou público, está sempre à espera de uma oportunidade para suprmir ou sonegar direitos. Ainda na terça (29), nós fazendários estávamos na porta do Prédio-Sede da Sefaz-BA pedindo uma coisa básica: que o governo respeitasse o que está escrito na lei em relação à CET dos aposentados.

Se estamos atentos para garantir o que já conquistamos, também estamos atentos à evolução das relações de trabalho. Neste momento, ganha força o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025, que propõe o fim da escala de trabalho 6×1, substituindo-a pela escala 4×3, com quatro dias de trabalho seguidos por três de folga. A proposta visa melhorar a qualidade de vida e a saúde mental dos trabalhadores, já sendo adotada em várias partes do mundo, mas enfrenta a resistência do setor patronal e dos partidos de direita e extrema-direita no Congresso.

Para além disso, há outros pontos da pauta trabalhista que vem sendo levantada pelas centrais sindicais. Na terça (29), o fórum que reúne essas entidades entregou ao presidente Lula um documento com todas as proposições que os trabalhadores desejam ver encaminhadas pelo governo, seja por decisão executiva ou através do legislativo, nas que exigir esta tramitação. Clique aqui e saiba mais.

Sindsefaz

O Sindsefaz tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos dos fazendários baianos. Com 29 anos de história, a entidade consolidou-se como uma das principais vozes em defesa dos servidores públicos da Bahia, participando ativamente de lutas por melhores condições de trabalho, reajustes salariais e reconhecimento profissional.

Além disso, o Sindicato tem somado forças com outras entidades de trabalhadores, tanto na Bahia quanto em outros estados, para seguir avançando nas conquistas da categoria.

Neste 1º de Maio, o Sindsefaz saúda todos os trabalhadores e trabalhadoras que, com dedicação e resistência, constroem diariamente um país mais justo e digno. Defender o trabalhador e seus direitos é um imperativo de cidadania em um país onde ainda é comum os auditores do trabalho resgatarem pessoas trabalhando em condições análogas à escravidão.

Viva o Dia do Trabalhador. Viva a luta dos sindicatos.

Salvador, 30 de abril de 2025 | Boletim 3164

Compartilhe:
Entre em Contato

Rua Maranhão, nº 211 - Pituba
Salvador - Bahia | CEP: 41.830-260

Redes Sociais

Você já é filiado?

Faça o seu Cadastro!
Rolar para cima