Boletim Eletrônico n°. 1032 – Salvador, 18 de março de 2015
Conselho Sindical indicará os próximos passos da mobilização dos fazendários
Reunião será realizada no dia 23/03 (segunda-feira)
O Sindsefaz realizará reunião extraordinária do Conselho Fiscal, no próximo dia 23/03 (segunda-feira), a partir das 8h, na sede da entidade, em Salvador. A reunião é composta pela Diretoria Plena, Conselho Fiscal e Delegados Sindicais que irão deliberar o posicionamento do Sindicato quanto a reposição das perdas inflacionários de 2012, 2013 e 2014; encaminhamentos das mobilizações para que o governo atenda a pauta de reivindicações da categoria; recomposição da Diretoria Plena da entidade; dentre outros assuntos.
Na pauta de discussão, estarão os desdobramentos da primeira reunião com o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, ocorrida no dia 25 de fevereiro, quanto à definição do índice de reposição salarial do funcionalismo público estadual relativo ao ano de 2015, bem como as diferenças decorrentes das aplicações parceladas dos índices, em 2013 e 2014. Quanto a este ponto, o Conselho Sindical deverá debater a posição do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, amplamente divulgada nos meios de comunicação, que planeja penalizar o servidor público estadual pelos ajustes que pretende efetuar nas contas do governo.
Os encaminhamentos da mobilização dos fazendários também estarão na pauta de discussão do Conselho Sindical, para garantir o atendimento da pauta de reivindicações específica da categoria, apresentada ao secretário da Fazenda, que ainda confirmará a audiência, prevista para ocorrer no próximo dia 23/03, às 16h, para iniciar a negociação setorial. Quanto a este ponto, o Conselho Sindical debaterá a indicação da próxima Assembleia dos fazendários e as formas de lutas que deverão ser utilizadas, caso necessário.
Mas, na perspectiva de apontar possíveis soluções ao secretário da Fazenda, o Conselho Sindical debaterá os seguintes pontos de interesse geral: a queda contínua da arrecadação estadual em 2015, comparada com o mesmo período em 2014; o desmonte da fiscalização do ICMS, com a degradação, desestruturação e extinção de unidades de trabalho; o sucateamento da estrutura de Tecnologia da Informação da Sefaz, em plena era do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Por fim, de acordo com o artigo 24, V, do Estatuto, o Conselho Sindical deverá promover a recomposição da Diretoria Plena do Sindsefaz, pelas vacâncias causadas pela morte do saudoso colega Walmir Cruz e pela posse no cargo de superintendente do Desenvolvimento do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do valoroso colega Rubens Santiago.
Sindsefaz
Consolidando Vitórias