Boletim Eletrônico nº. 1089 – Salvador, 22 de julho de 2015
Calendário de Mobilização
Diretoria do Sindsefaz se reúne com fazendários do Posto Fiscal Benito Gama
Cumprindo o Calendário de Mobilização da categoria, diretores do Sindsefaz se reuniram com as equipes de fiscalização do Posto Fiscal Benito Gama, ontem (21) e, prosseguem hoje (22), com a nova equipe que assumiu o plantão, em Vitória da Conquista. Os fazendários debatem as respostas do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, à pauta de reivindicações, destacando as péssimas condições de trabalho e a degradação da principal unidade do Trânsito de Mercadorias da Bahia.
Em março de 2013, a TV Sindsefaz mostrou na série “O difícil cotidiano dos fazendários” a degradação do Posto Fiscal Benito Gama. Como nenhuma ação foi tomada desde então, as condições de trabalho pioraram. O que reflete o abandono da fiscalização: como pavimento rompido, calçadas esburacadas, pátio de estacionamento com uso precário, programas de fiscalização obsoletos, instalação física em mau estado e sem a manutenção adequada. Esse “abandono” reflete, diretamente, em dano à saúde do fazendário, com o aumento de licenças saúde, o que precariza ainda mais o bom funcionamento das equipes de Trânsito de Mercadorias. É um círculo vicioso, com o sucateamento acelerado da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).
Isso acontece no momento em que o estado tem como suposta intenção o incremento de receita. Contraditoriamente, a Sefaz-Ba pretende instituir a Central de Monitoramento de Operações (CMO), desconsiderando a forma ágil da atual Central de Operações Estaduais (COE), evidenciando o desperdício de recursos.
O Sindsefaz realizará, em breve, Assembleia Geral Extraordinária para ratificar as reivindicações e as ações de luta da categoria.
Sindsefaz
Consolidando Vitórias