Sefaz Bahia – 21/07/2014
Atendimento da Sefaz em Paulo Afonso será transferido para o novo SAC
Com a inauguração do posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Paulo Afonso, neste sábado, dia 19, o atendimento da Sefaz-Ba no município passará a ser feito na unidade. A transferência permitirá que, no SAC, a prestação de serviços da Secretaria tenha foco no atendimento, enquanto a Inspetoria Fazendária sediada no município se concentrará na fiscalização.
Em dezembro de 2012, por meio do Decreto nº. 14.216, o atendimento presencial da Secretaria da Fazenda passou a ser atribuição exclusiva da Diretoria de Atendimento (Dirat) da Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF). A mudança, uma consequência do Redesenho de Processos da Superintendência de Administração Tributária (SAT), teve como objetivo permitir que as DATs Norte, Sul e Metro, assim como as respectivas inspetorias fazendárias, se dediquem exclusivamente à atividade fiscalizadora.
Os 234 servidores da área de atendimento antes ligados à SAT passaram para a SGF e, com isso, houve aproximação das políticas de atendimento que já eram realizadas pela Dirat, assim como uniformização de procedimentos. Foram implantadas também as Coordenações Regionais de Atendimento Presencial (Coraps Metro, Norte e Sul), vinculadas à Gerência de Atendimento Presencial (Gerap) da Diretoria, também criada no final do ano passado. A outra gerência da Dirat, a de Atendimento à Distância (Gerad), além de ficar responsável pela prestação de serviços via site, também passou a administrar o Call Center.
Hoje, um ano e meio após a mudança, o superintendente da SGF, Luis Augusto Rocha, considera o saldo extremamente positivo. “Todos saíram ganhando. A SAT pôde focar exclusivamente na fiscalização, buscando assim a maximização da arrecadação dos tributos, enquanto a SGF, via Dirat, pôde estreitar os laços com o atendimento presencial feitos nos postos do SAC e nas inspetorias, tendo sempre como norte a prestação de melhores serviços ao cidadão”, afirma.
De acordo com o diretor de Atendimento da Sefaz, João Osvaldo Barbosa Borges, o maior ganho dessa mudança, além da uniformização dos procedimentos, com o cumprimento do PRS (Procedimento e Rotinas Sefaz) feito pelo gestor do serviço, foi a agilidade na resolução das demandas. “No caso, por exemplo, do ato declaratório de isenção para taxi, o deferimento do pedido muitas vezes ficava para um momento posterior e agora, após a conferência dos documentos, ele é dado na hora. Isso porque o coordenador de Atendimento está lá para cuidar exatamente dessas demandas, enquanto o inspetor ou o supervisor tem uma série de outras questões para resolver”, explica.
em 17/07/2014