Categoria aprova contas e Balanço Patrimonial de 2022

Em assembleia realizada na manhã desta quarta (05), na sala do Sindsefaz no aplicativo Zoom, os fazendários aprovaram a prestação de contas do Sindicato do ano de 2022, bem como o Balanço Patrimonial. Os números foram sancionados por unanimidade pelos colegas presentes.

A reunião foi aberta com a apresentação do parecer e das observações do Conselho Fiscal, através de seu presidente, Jorge Wilton, que falou sobre a apreciação das contas feita pelo colegiado. Depois, o Coordenador de Organização da entidade, Cláudio Meireles, fez uma intervenção pela diretoria, salientando a boa situação financeira do Sindsefaz, que se mantém preparado financeiramente para manter nos próximos anos o mesmo grau de mobilização da categoria, a despeito de termos uma redução de receitas associativas, dado o envelhecimento da categoria e a pouquíssima renovação na Sefaz-BA.

O presidente do Conselho passou então a palavra ao contador Caio Mascarenhas, da empresa Valor Consultoria Tributária e Contábil. Ele fez uma apresentação das demonstrações financeiras, discorrendo sobre o Balanço Patrimonial, as Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), a Receita por Atividade, a Evolução das Receitas, as Receitas por Natureza, o Comparativo Mensal de Despesas e Receitas, finalizando com as disponibilidades financeiras.

Nesse último ponto ele observou que houve uma queda razoável nas disponibilidades, por conta da decisão exercida pela diretoria e aprovada em assembleia, de comprar o imóvel localizado ao lado da sede da entidade. Citou também as comemorações do aniversário da entidade e a realização do Conafisco, do qual fomos anfitriões.

O colega Elias Fonseca observou a necessidade de verificar se o déficit observado no exercício de 2022 compromete a situação financeira da entidade. A contabilidade fez suas explicações e Cláudio Meireles acrescentou que as despesas e aquisições extraordinárias feitas pelo Sindicato levaram em conta a análise do seu caixa e a previsão de entrada de receitas futuras; que se estas condições não existissem, a diretoria teria reavaliado as opções.

Salvador, 05 de abril de 2023 | Boletim 2748