Com audiência de 110 pessoas, Sindicato apresenta livro sobre história de luta dos fazendários

Boletim 2379 – Salvador, 30 de março de 2021

O Sindsefaz apresentou na noite desta segunda (29) o “Fazendo a Bahia: Memórias de Lutas de Homens e Mulheres da Fazenda Baiana”. O evento aconteceu na sala da entidade no aplicativo Zoom e foi transmitido pelo canal no Youtube. No total, 110 pessoas participaram através das duas plataformas.

De autoria da historiadora Petilda Vazquez, a publicação registra momentos marcantes da luta dos fazendários baianos, com a abordagem dos fatos ocorridos antes da fundação do Sindsefaz e principalmente depois de 1996, quando Sindifisco e Sindfaz unificaram-se em uma só organização sindical. A recuperação dessa história se fez através de depoimentos, fotos, reprodução de jornais/boletins e a recuperação da opinião da entidade ao longo do período pesquisado.

Após a abertura inicial, feita pelo colega Cláudio Meirelles, Petilda Vazquez fez uma intervenção falando sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido e um resumo do que é a publicação. Depois da apresentação, dois professores convidados – Carlos Zacarias (Historiador e Professor/UFBA) e Ellen Mara Hazan (Advogada e Mestre em Direito do Trabalho/PUC-MG) – teceram considerações sobre o livro. Aos dois o Sindsefaz rende um agradecimento especial por terem, apesar de seus vários afazeres, dedicado precioso tempo para lerem e fazerem a crítica ao trabalho realizado.

Após estas falas, outros colegas também usaram a palavra para tratar do tema abordado pelo livro, com intervenções elogiosas à publicação: Ana Mesquita, Gilvânia Martins, Fátima Mota, Eliel Barbosa, Rubens Santiago, Jorge Wilton e Joaquim Amaral.

O Sindicato vai agora estudar a melhor forma de fazer a publicação chegar a todos os associados.