Grupo CCR entrega terminal do metrô e está bancando a obra com recursos próprios
O grupo CCR, que detém contrato para construção e exploração comercial do metrô de Salvador, e que entrega nesta segunda-feira aos soteropolitanos o Terminal de Integração de Passageiros Acesso Norte, localizado próximo à Rótula do Abacaxi, está ampliando sua atuação no Nordeste e pretende assumir novas concessão na Bahia e na região.
O metrô de Salvador foi a primeira concessão da CCR na Região Nordeste, mas o grupo pretende ampliar sua participação no mercado baiano e deve disputar a concessão do Aeroporto Internacional de Salvador.
Na Parceria Público-Privada para a construção e ampliação do metrô de Salvador, estão sendo gastos R$ 3,6 bilhões, e o grupo CCR será responsável por 40% cerca de desse investimento, e o restante, aproximadamente R$ 2,2 bilhões seria de responsabilidade do governo do Estado e do governo federal.
A crise fiscal reduziu drasticamente a disponibilidade de recursos para o metrô, tanto no governo do Estado quanto do governo federal, mas o interesse do grupo CCR na obra é tal que a empresa está tocando a construção com recursos próprios e deve investir mais de R$ 1 bilhão até o final deste ano, para viabilizar a linha 2 do metrô que vai até o aeroporto.
O portal Bahia econômica apurou que, frente a restrição de recursos no PAC Mobilidade do governo federal e a situação economica do governo do Estado, os aportes públicos para obra tem sido restritos, mas o grupo CCR assumiu que vai adiantar os recursos da obra do metrô para manter o cronograma que prevê a conclusão da linha 2 em 2017.
O interesse da empresa tem caráter econômico e estratégico. Sob o ponto de vista econômico, o metrô será um bom negócio, pois o governo do Estado pagará à CCR um montante de R$ 127,6 milhões por ano, como remuneração do investimento.
Sob o ponto de vista estratégico, o grupo CCR, que é responsável pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, pretende ter a concessão do aeroporto de Salvador e ampliar sua atuação no Nordeste.