Vermelho – 02/04/2014
João Sicsú: “A ditadura foi um processo excludente”
Em sua coluna semanal Economia em Números, o economista João Sicsú faz uma retrospectiva da economia nos tempos de ditadura militar e apresenta números que indicam a alta concentração de renda na época e a diminuição pela metade do valor real do salário mínimo. “A ditadura foi um processo excludente em todos os âmbitos.”, disse João.
Ramon de Castro, para Rádio Vermelho.
“ O resultado foi um modelo de crescimento extremamente concentrador de renda e diminuição do salário mínimo em seu valor real”, lembrou João. “O salário mínimo antes do golpe equivaleria hoje a mil reais. E no final da ditadura militar valia menos que a metade do valor inicial, ou seja, aproximadamente de 500 reais”, completou.
“O desemprego era elevado e na época não existiam muitos índices para calcular o número exato. Esse é um exemplo de crescimento econômico e construção de infraestrutura que temos que negar. Principalmente o econômico que foi um processo excludente”, disse o economista.
“Diferente desse modelo foi o caminho adotado nos últimos dez anos, que foi um crescimento econômico com redução de desemprego, manutenção da inflação sobre controle, elevação real do salário mínimo e desconcentração de renda”, finalizou João.
em 01/04/2014