Oito são acometidos por covid-19 no PF Honorato Viana

Boletim 2400 – Salvador, 14 de maio de 2021

O Posto Fiscal Honorato Viana se transformou em um foco de covid-19 na Sefaz-BA com o adoecimento de oito pessoas, sendo seis colegas fazendários e dois terceirizados. O que o Sindsefaz mais temia, aconteceu, que é a doença deixar de atingir individualmente um ou outro servidor e alcançar coletivamente toda uma repartição. Para a entidade, até demorou.

Desde o início da pandemia o Sindsefaz alertou sobre a falta de cuidados e protocolos efetivos de proteção por parte da administração da Sefaz-BA. Até máscaras e escudos de proteção, em muitos locais, foram adquiridos e enviados aos colegas pelo Sindicato. Segundo denúncias dos fazendários da IFMT Norte, nem álcool gel tem sido fornecido pela Secretaria.

Obrigados a trabalhar na linha de frente, encarando o negacionismo ideológico ou ignorante de parte dos caminhoneiros, que não usam máscaras, os colegas que estão nos postos fiscais são os mais expostos. Situação que é amplificada porque os colegas usam o mesmo refeitório, alojamento e bancadas de trabalho. Mas o problema atinge também outras repartições da Sefaz-BA.

A entidade já oficiou a Secretaria sobre o fato, mas não tem recebido a atenção devida para este grave problema. Aliás, o Gabinete tem feito pouco caso de várias questões que vêm sendo levantadas pelo Sindicato. Enquanto isso, colegas têm adoecido e alguns têm perdido a vida.

Por exemplo, a Sefaz-BA não encaminhou até agora o pleito de incluir os fazendários nas prioridades de vacinação. Os serviços fiscais foram incluídos no rol dos considerados “essenciais” durante a pandemia. Porém a essencialidade vale para os fazendários trabalharem, mas não vale para serem vacinados. Uma contradição que precisa ser resolvida.

Neste momento, enquanto quem tem autoridade não se mexe para resolver o problema, pedimos aos colegas muita atenção às orientações passadas pelo Departamento de Saúde da entidade, sob os cuidados da nossa diretora e médica Gilvânia Martins.

– Distanciamento social de 1,5 a 2 metros;

– Uso constante de máscaras, válidas no combate ao coronavírus, de 3 faces ou usar 2 máscaras de dupla face;

– Higienização frequente das mãos com água e sabão, sabonete, detergente etc;

– Uso de álcool 70, em gel, para desinfecção das mãos e outras partes do corpo que entrem em contato com outrem;

– Uso de álcool 70, em líquido, para desinfecção de acessórios (tipo óculos, relógios), de utensílios como pratos, copos, talheres, xícaras, lápis e canetas de uso comum, cadeiras, mesas, móveis de uso compartilhado, teclados de computador, notebook, telefone, celular etc.