Bahia Econômica – 04/07/2014
Projeto facilita acesso de pessoas em situação de rua às Políticas Públicas
Orientar pessoas em vulnerabilidade social, inclusive as que estão em situação de rua, apresentando a elas a possibilidade de participarem de capacitação, inserção no mercado de trabalho, acesso a programas habitacionais, entre outras políticas públicas. Estas são algumas metas do Ponto de Cidadania implantado há cerca de uma semana na Praça Tiradentes, onde fica a escultura das Mãos, no bairro do Comércio, em Salvador.
Nesta quinta-feira (3), o secretário interino da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Reginaldo Silva, e a superintendente de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar, Denise Tourinho, entregaram oficialmente o espaço. Lideranças do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e outras autoridades também estiveram presentes.
De acordo com o secretário interino, “vamos convidar a pessoa para vir até o trailer [contêiner] onde será atendida por uma equipe multidisciplinar e poderá tomar banho, trocar de roupa”. Segundo ele, o atendimento inclui orientação para que deixe de viver em situação de rua. Caso aceite essa possibilidade, a pessoa será encaminhada a um abrigo viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). “O secretário Cezar Lisboa já providenciou [o abrigo]”, informou Reginaldo Silva.
As estimativas indicam que em Salvador existam quatro mil pessoas em situação de rua. Quem comparece ao contêiner, além de ser atendido pela equipe multidisciplinar, encontra um ambiente climatizado e recebe material para higiene pessoal (sabonete, escova de dente e creme dental). O local dispõe de dois banheiros – um tem pia e chuveiro.