Bahia Econômica – 30/06/2014
RESULTADO DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO DEVE SAIR ESSE MÊS, DIZ MOTA

O Secretario de Urbanismo e Transportes (Semut), Fábio Mota, substituto de José Carlos Aleluia, foi o entrevistado da semana da Tribuna da Bahia e prometeu que o novo sistema de transporte público de Salvador, pbjeto de licitação em andamento terá seu resultado divulgado no dia 14 de julho, um dia após a final da Copa do mundo do Brasil.
Fábio explica que a prefeitura tem uma série de projetos para o setor que serão financiados com recursos próprios, recursos federais e através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Dentre eles o secretário destaca o sistema do BRT, que ficará pronto no prazo de dois anos, a nova Estação da Lapa e a implantação da Linha Viva, que ligará a BR-324 ao Aeroporto Luis Eduardo Magalhães.
Sobre as ações da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana Fábio Mota explica que as obras estão sendo feitas. “Para melhorar a mobilidade urbana na cidade é preciso, evidentemente, fazer obras. Nós estamos entrando com algumas ações também pontuais, até porque o nosso projeto maior de mobilidade, que é o BRT, deve ficar pronto em no máximo dois anos. Serão várias intervenções, desde alargamento de pista, modernização e sincronia de toda a parte do semáforo, até a inversão de mão de algumas áreas da região no intuito de melhorar e dar mais fluidez ao trânsito”
O Secretário também garantiu que a licitação de transporte público prometida na última eleição será um grande para cidade “A cidade ganhará um novo vetor de transporte climatizado, moderno e ao nível do que temos hoje em Curitiba (PR) e Bogotá, de grandes cidades do Brasil e do mundo”.
Em relação a orla da cidade o secretário diz que ela está inserida no projeto. “O sistema da Orla é um sistema alimentador do BRT. A primeira fase é a da Estação LIP, que queremos entregar em dois anos a obra e consequentemente vêm as interligações. No máximo em dois anos vamos ter o BRT via Orla e o BRT Comércio – Pituba”.
Mota também falou sobre a estação da Lapa que será revitalizada e privatizada. “A Estação da Lapa é uma das maiores do Brasil do ponto de vista de transporte público, e o prefeito ACM Neto sempre se preocupou, foram feitas várias reformas, mas se chegou à conclusão que pelo fato de a Estação ter permanecido muito tempo sem investimentos haveria uma necessidade de fazer um aporte bem maior do que a prefeitura poderia fazer com recursos próprios. Daí surgiu a ideia de fazer uma concessão da Estação da Lapa, transformando-a na mais moderna do Brasil”