Sefaz Bahia – 07/08/2014
RFB conhece experiência da Sefaz no acolhimento psicossocial do servidor
Nesta quarta-feira (6), a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas da Receita Federal do Brasil (RFB) fará uma visita ao Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH), unidade da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), para conhecer as experiências do trabalho desenvolvido pelo setor no acolhimento psicossocial dos servidores.
Em 2013, a Superintendência da 5ª Região da RFB, em Salvador, já havia conhecido a estrutura do NDSH e seu projeto de acolhimento, despertando o interesse da Divisão de Saúde e Qualidade no Trabalho (Disaq) da Receita, em Brasília, em também trocar experiências com o NDSH em busca de conhecer as melhores práticas adotadas no acolhimento psicossocial.
“Estamos visitando o NDSH porque temos um serviço de acolhimento psicossocial que funciona desde 2010, o Espaço da Fala. Nesta visita, poderemos conhecer os subsídios utilizados pelo Núcleo da Sefaz, tirar dúvidas e ver o que é possível aplicar em nossa unidade”, explica a chefe do Disaq, Valéria Bueno.
Paola Squadroni, da Divisão de Gestão de Pessoas (Digep) da Superintendência da 8ª Região da RFB, em São Paulo, ressalta que o fato da Sefaz e RFB terem um perfil semelhante de servidores faz com que as práticas adotadas pelo NDSH também possam ser aplicadas pela Digep.
“Viemos em busca das melhores práticas no acolhimento psicossocial, tendo como referência a expertise da Sefaz, que tem um público semelhante ao dos nossos servidores da Região Fiscal São Paulo. A ideia é ver como são gerenciados os projetos, ouvir as experiências, sucessos e insucessos para que o nosso projeto seja assertivo”.
A coordenadora do NDSH, Tina Pamponet, destaca a importância de compartilhar as experiências adquiridas em mais de uma década trabalhando com o acolhimento psicossocial dos servidores.
“Os focos estratégicos do trabalho de desenvolvimento do ser humano estão voltados para a qualidade de vida e a responsabilidade social, em consonância com um dos objetivos estratégicos da Sefaz: a excelência na gestão. São 13 anos desenvolvendo ações preventivas e educativas que estimulem a auto-estima, a integração, a saúde, a melhora do clima organizacional e a valorização dos servidores”, pontua Tina.
em 06/08/2014