24/07/2015 – Portal do Servidor
Saeb lança aplicativo mobile do Portal do Servidor
Já está disponível para download nas lojas online de aplicativos para celular a versão mobile do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), que é o canal de comunicação do Estado voltado especialmente para o funcionalismo público. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), reúne os principais conteúdos disponibilizados pelo Portal. O aplicativo, inédito e em versão inicial, irá ampliar ainda em 2015 a cartela de serviços e integra as diretrizes da administração estadual para a governança eletrônica, melhoria na prestação dos serviços públicos e acesso do cidadão às informações do Estado.
Quem baixar o aplicativo terá acesso às notícias mais recentes do Portal e à lista de parceiros do Clube de Desconto, programa que assegura aos servidores abatimentos de até 50% em produtos e serviços de empresas conveniadas. O usuário também poderá acessar esta lista através da geolocalização, tecnologia que aponta todas as empresas parceiras de acordo com a localização do servidor indicada pelo celular. Outro destaque do aplicativo é o acesso ao contracheque, disponível a todos os servidores do estado.
“É de extremo interesse do Estado ampliar os canais de interação entre a administração pública e o cidadão, com vistas a fomentar a governança digital, o diálogo com a população e a melhoria dos serviços públicos prestados”, avalia o secretario da Administração, Edelvino Góes. A versão mobile do Portal do Servidor pode ser acessada por telefones celulares que utilizam o sistema Android. Uma versão para usuários dos sistemas iOS e Windows Phone também será disponibilizada no futuro.
Ainda neste sentido, está em processo de desenvolvimento – através da Saeb, Prodeb e Casa Civil – o aplicativo Governo Digital, plataforma que irá agregar os serviços de diversos órgãos e secretarias estaduais. A proposta é integrar sistemas já existentes, como aqueles que atendem à Ouvidoria Geral do Estado, Delegacia Digital e Coelba, por exemplo, disponibilizando serviços que possam ser feitos por meio do celular, apostando nas novas tecnologias de comunicação e informação e na mobilidade do usuário.
Só para se ter uma ideia, por meio do aplicativo, o cidadão – que terá um cadastro geral no sistema – poderá relatar ao órgão competente um problema em sua comunidade, facilitando sua resolução por parte do Estado. A proposta foi apresentada em junho, na Saeb, durante reunião do Conselho de Administração da Prodeb.
“Com esta nova ferramenta, o cidadão irá unir esforços junto ao Estado, se tornando uma segunda instância na gestão pública”, observa o secretario Edelvino Góes, que também é o presidente do conselho. São diretrizes atuais da Prodeb, além de gerir as informações do Estado, promover o desenvolvimento e a curadoria destes aplicativos, a fim de assegurar a chancela do Estado, além de promover a integração de sistemas e a distribuição autorizada por meio da Loja de Aplicativos Mobile do Estado.
Em 23/07/2015