Salvador ganhará novo hospital de grande porte
A Bahia ganhará mais um hospital de grande porte, a ser construído na avenida Luiz Viana Filho (Paralela), com o objetivo de atender à demanda região metropolitana de Salvador (RMS). A construção da unidade, chamada de Hospital Metropolitano, será viabilizada por transação de US$ 285 milhões entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo do estado.
A verba também será usada para implantação e reforma de outras unidades de saúde no estado [ver texto abaixo]. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Prosus). Conforme o secretário estadual da Saúde, Washington Luís Couto, o hospital terá o diferencial de funcionar sem emergência aberta.
O foco, segundo Couto, será o atendimento a pacientes vindos de outros hospitais e que precisam permanecer internados durante muito tempo – a exemplo dos que necessitam de acompanhamento fisioterápico após cirurgias. Para isso, as equipes médicas serão especializadas em atendimento permanente.
A capacidade da unidade ainda não foi definida, mas a obra é considerada de grande porte pela gestão estadual, sendo comparada ao Hospital do Subúrbio e ao Hospital Geral do Estado. A expectativa é que os projetos básico, arquitetônico e complementares sejam entregues até o final da gestão atual, para que a próxima abra processo licitatório, escolha a executora das obras e dê início aos trabalhos. (A Tarde)