Sefaz Bahia – 02/09/2014
Salvador realiza seminário com especialistas em PPP do Brasil e do mundo
Salvador vai reunir, a partir desta terça (2), alguns dos mais importantes especialistas em Parcerias Público-Privadas (PPP) do Brasil e do mundo para discutir os resultados e perspectivas do modelo. Os debates acontecem em torno de dois eventos: o seminário “PPP: resultados e perspectivas” e o encontro da “Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (PPP) no Brasil”.
Os encontros são uma realização da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), através da Secretaria-Executiva de PPP do Estado, em parceria com a Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) e o International Finance Corporation (IFC). Mais informações estão disponíveis no site www.sefaz.ba.gov.br/seminario10anosppp. As 400 vagas para o Seminário e a Rede já foram preenchidas. As discussões acontecem no espaço multiuso da Arena Fonte Nova.
No primeiro dia, uma das palestras mais aguardadas é a do chefe de PPP para a América Latina da International Finance Corporation, Richard Cabello, que irá falar sobre as tendências da PPP no continente. A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento. Cabello é gerente do Departamento de Assessoria em Transações de PPPs para América Latina e o Caribe da IFC desde 2007, e lidera uma equipe que apoia os governos na estruturação de PPPs em setores como transportes, saúde, educação e telecomunicações, entre outros.
Também no primeiro dia, outro palestrante internacional é o australiano Bill Banks, líder global do Grupo de Infraestrutura da Ernst & Young, e que possui mais de 25 anos de experiência atuando no setor, dos quais 15 vivenciados no mercado britânico. Banks tem extensa experiência assessorando clientes públicos e privados em grandes projetos, inclusive no desenvolvimento de políticas de PPPs. É membro do Conselho Consultivo de PPPs das Nações Unidas.
PPP na Europa e destaques nacionais
No segundo dia do Seminário, um dos temas a ser discutido são as lições aprendidas sobre PPP na Europa: melhores práticas, processos de renegociação e temáticas afins. O palestrante será Javier Encinas, diretor do Departamento Internacional de Infraestrutura do Reino Unido (IUK), encarregado de assessorar o governo britânico em planejamento, priorização, financiamento e desenvolvimento de infraestrutura. O Reino Unido é considerado o berço mundial das Parcerias Público-Privadas, tendo criado um conceito que recebeu aceitação em diversos países.
Outros nomes que participam dos debates são Henrique Pinto, superintendente da área de Estruturação de Projetos do BNDES; Nadia Scharen-Guivel, responsável pela coordenação do Setor Privado do BID no Brasil; Adalberto Santos de Vasconcelos, coordenador de Infraestrutura do Sudeste do Tribunal de Contas da União – TCU; o jurista Mário Enguer, procurador aposentado do Estado de São Paulo; e as baianas Rita Tourinho, promotora de Justiça com atribuição na defesa do patrimônio público e professora de direito administrativo da UFBa, e Gisélia Souza, superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.
“Para proferir as palestras, procuramos convidar pessoas com experiências diversas, buscando ainda um balanço entre convidados oriundos do setor público e do privado, de modo a oferecer à plateia diferentes visões e perspectivas sobre o tema”, explica Mara Souza, assessora técnica da Secretaria Executiva de PPP da Bahia e uma das organizadoras dos eventos.
Público-alvo e programação da Rede
O seminário “PPP: resultados e perspectivas” acontece nos dias 2 e 3 de setembro. O público é formado por membros de unidades de PPP, servidores públicos envolvidos na modelagem e gestão de contratos de PPP, empresas de consultoria, bancos financiadores públicos e privados, investidores, concessionárias e pesquisadores.
Já o encontro da “Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas no Brasil”, marcado para o dia 4 de setembro, terá um público formado apenas por integrantes de unidades de PPP nos âmbitos nacional, estadual e/ou municipal.
Já o encontro da “Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas no Brasil”, marcado para o dia 4 de setembro, terá um público formado apenas por integrantes de unidades de PPP nos âmbitos nacional, estadual e/ou municipal, cujo objetivo é promover a interação e a troca de experiências, além de fomentar o desenvolvimento das PPPs no país.
em 01/09/2014