Sindicato junta os retalhos para contar a história da independência do Brasil

O calendário 2024 do Sindsefaz já foi enviado aos nossos associados e nos próximos dias já estará na casa de todos. Este ano o tema são os 200 anos do 2 de Julho, a etapa final da luta contra a resistência de Portugal à independência do Brasil.

De retalho em retalho, o calendário do Sindsefaz junta as peças que levaram D. Pedro I ao ato às margens do Ipiranga, contando três anos de história, desde a revolta na cidade do Porto, em 1820, até a derrota das tropas do General Madeira de melo, em 1823, na Bahia.

A entidade tem usado seu calendário como uma forma de aguçar a curiosidade de nossos associados para variados temas não midiáticos. Fez assim na edição 2023 quando abordou a trajetória de algumas personalidades baianas, algumas delas ignoradas pelos livros oficiais de história. Ou, como em 2022, quando identificou 12 municípios do interior cuja história e belezas naturais deveriam merecer a nossa atenção.

Ao abordar o 2 de Julho, objetivamos permitir uma análise do todo e uma compreensão maior sobre os interesses em torno desse fato. Queremos falar de todos os heróis, não somente de um. Queremos trazer mais elementos à conclusão, a fim de abandonarmos a ideia do benfeitor individual.

O calendário traz, de janeiro a dezembro, um recorte de um ou mais fatos ocorridos naquele mês, entre 1820 e 1823. Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que a peça, além de compor sua mesa de trabalho, possa aguçar sua curiosidade sobre acontecimentos que interferem no presente e no futuro da nação brasileira.

Salvador, 26 de janeiro de 2024 | Boletim 2901