A Tarde online – 28/11/2014
Consumidores acordam cedo para aproveitar a Black Friday
Da Redação, com informações de Raul Spinassé
O movimento de consumidores que desejam aproveitar as ofertas do Black Friday começa a aumentar nos principais shoppings da capital baiana, que abriram a partir de 7h desta sexta-feira, 28.
No Shopping Iguatemi, a reportagem de A TARDE presenciou um grande número de clientes que acordaram cedo para comprar diferentes tipos de produtos.
Ao entrarem nas lojas, muitas pessoas já garantiam os produtos de sua preferência e, em seguida, enfretavam uma fila nos caixas.
Já no Salvador Shopping, que abriu às 8h, os descontos fizeram sucesso entre os clientes. Em uma loja de eletrodomésticos, um ferro de passar que custava R$ 9,90 sumiu do estoque em apenas 10 minutos.
Outros clientes foram flagrados comprando vários produtos semelhantes, como uma consumidora que levava duas TVs de plasma de uma vez.
Não foi registrado nenhum tipo de confusão dentro dos centros comerciais.
Dicas
Para aproveitar o dia e não cair em armadilhas como comprar um produto pela “metade do dobro” – já que algumas lojas podem inflacionar o valor na véspera para retomar o preço original na Black Friday -, é necessário manter alguns cuidados.
De acordo com o superintendente do Procon, Ricardo Maurício Freire, o consumidor deve fazer uma pesquisa antes da campanha para saber os preços de mercado do produto.
O especialista também recomenda outros cuidados, como consultar os sites de buscas de preços e o Portal do Consumidor, alimentado em todo o Brasil.
A versão brasileira da Black Friday pretende faturar R$ 1,2 bilhão entre 0h e 23h59 desta sexta, um crescimento de 56% em relação à campanha de 2013, de acordo com a E-bit, empresa especializada em comércio eletrônico.