28/12/15 – Bahia Econômica
RUI DEVE SE REUNIR COM GOVERNADORES PARA DISCUTIR A CRISE DOS ESTADOS
O governador Rui Costa vai à Brasília nesta segunda-feira para discutir a crise financeira do Estado com um grupo de governadores e entregar proposta de mudanças na economia ao novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
O encontro está sendo organizado pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e até esse momento confirmaram presença 13 governadores. Há uma preocupação com a grave situação financeira e fiscal dos estados, que tiveram dificuldades para fechar as contas de 2015 e ainda enfrentam restrições de caixa. A reunião será na residência oficial go governador de Brasília, a partir do meio-dia.
Problemas como a questão do financiamento dos investimentos, geração de empregos e pagamento da dívida com a União serão discutidos. O afrouxamento no pagamento da dívida dos estados é um ponto que interessa a todos.
Entre os pontos em debate deverão estar o financiamento da Saúde e a capacidade de os estados contraírem empréstimos. O debate deve incluir ainda a possibilidade de estados e municípios ficarem com uma fatia da CPMF — que o governo tenta aprovar, mas ainda não avançou no Congresso, mas esse tema não unifica os governadores.
A reunião será para discutir uma agenda política e econômica que unifique a demanda dos governadores. Há pontos que unificam os estados: a liberação de novos financiamentos, com aval do governo federal; a rediscussão das dívidas junto à União; e a questão da Saúde. Isso explodiu agora no Rio, mas é problema comum dos estados.