372 – Governador atende aos auditores e agentes de tributos

Boletim Eletrônico nº. 372 – Salvador, 05 de fevereiro de 2009

Governador atende aos auditores e agentes de tributos

Jaques Wagner afirma que governo vai trabalhar para aprovar o projeto do Fisco

Nesta manhã, 05/02, o governador da Bahia Jaques Wagner sancionou as Leis aprovadas pela Assembléia Legislativa, na convocação extraordinária de janeiro, de interesse de diversas categorias de servidores públicos, dentre elas: os Procuradores, Defensores Públicos e Profissionais da Saúde.

O ato ocorreu no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo. Participaram, ainda, do evento os Secretários de Estado Rui Costa, Carlos Martins, Eva Chiavon, Manoel Vitório, o Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), Marcelo Nilo, e diversos deputados estaduais e federais, além de lideranças sindicais que negociaram os acordos setoriais com o governo.

A diretoria do Sindsefaz e diversos auditores e agentes de tributos estiveram presentes ao evento. Na chegada de Jaques Wagner à FLEM, os fazendários solicitaram a sua atenção e foram prestigiados pelo governador que quebrou o protocolo do ato e dedicou-se a ouvir atentamente os representantes da categoria.

Integrantes do Sindsefaz, inicialmente, parabenizaram o governador e sua equipe pela determinação com que fizeram aprovar, juntamente com os deputados, a reestruturação das carreiras de diversos segmentos do funcionalismo público. Mas, auditores e agentes solicitaram o empenho pessoal do governador junto aos parlamentares estaduais para que votem favoravelmente ao projeto de Lei 17.713/2009, que lamentavelmente não foi apreciado na convocação extraordinária da Casa Legislativa da Bahia.

Jaques Wagner debateu a questão com os auditores e agentes presentes durante cerca de cinco minutos, fez diversas ponderações em torno da questão e disse que os fazendários deveriam continuar na busca do convencimento de todos os parlamentares na ALBA sobre a importância desse Projeto para a Bahia. Finalizou afirmando, explicitamente, que o Projeto do Fisco é uma iniciativa do seu governo, portanto tem o seu absoluto apoio e avançou afirmando que ele iria se empenhar para aprovar a proposta elaborada pela Secretaria da Fazenda.

Secretário Rui Costa e Governador Wagner afirmam em público a importância do Projeto do Fisco para a Bahia

Na cerimônia de sanção das Leis aprovadas pela ALBA, na presença de quase 500 convidados, o Secretário Rui Costa afirmou: “Sei que na platéia existem muitos fazendários e gostaria de dizer a esses servidores que embora o Projeto do Fisco não tenha entrado na pauta da convocação extraordinária nós vamos aprovar esse Projeto, em março, porque ele é um projeto de governo e terá o apoio da sua base governista na Assembléia”.

Posteriormente, em discurso, o governador Wagner registrou a recepção dos auditores e agentes na sua chegada a Fundação Luis Eduardo Magalhães. Disse que, ao apor a sua assinatura no Projeto encaminhado à Assembléia, estava externada a sua posição quanto à necessidade de modificações na carreira do Fisco, o que qualificou de “avanços para o Estado”.

Durante a sua fala, Jaques Wagner expressou que seu governo é democrático. Disse: “não gosto de falar olhando para o retrovisor, mas num passado recente alguns se orgulhavam de dizer que governavam a Bahia com um chicote numa mão e dinheiro na outra mão, e essa não será a postura do nosso governo”.

Porém, o governador afirmou que muitos não deveriam confundir o seu jeito sereno de agir com uma suposta passividade do seu governo ou tolerância à desordem e que vai exercer o mandato concedido pelos baianos com serenidade, mas com a autoridade democrática.

Novamente se dirigindo aos auditores e agentes de tributos presentes, Wagner afirmou que vai trabalhar para convencer a sua bancada na Assembléia Legislativa para votar no Projeto construído pelo seu governo, e ratificou o convite aos fazendários para realizarem novas visitas aos deputados estaduais na busca de maior esclarecimento desse projeto de interesse da categoria e do Estado. Concluiu dizendo “o governo vai se esforçar, mas os fazendários têm que dar atenção e carinho aos nossos deputados”.

Ao final do evento os ativistas sindicais conversaram com os deputados federais Nelson Pelegrino, Severiano Alves, Lídice da Mata e com diversos deputados estaduais presentes.