408 – Chapa única nas eleições do Sindicato

Boletim Eletrônico nº. 405 – Salvador, 12 de maio de 2009

Chapa única nas eleições do Sindicato

Encerrou no sábado o prazo de inscrição de chapas para as eleições do Sindicato, marcada para ocorrer no dia 9 de junho. A Chapa 1 – Construindo uma Sefaz Melhor foi a única chapa inscrita para concorrer ao pleito. Formada por parte da atual diretoria, o grupo traz oito (8) novos colegas, que chegam para fortalecer o time que estará na linha de frente da luta dos fazendários baianos. A eleição terá ainda 56 ( cinquenta e seis) candidatos a delegado sindical, que representarão as diversas unidades da Sefaz, na capital e no interior do Estado.

A Chapa 1 possui em sua composição nove (9) auditores fiscais, oito (8) agentes de tributos e um (1) técnico administrativo. Desses, dois são aposentados (um auditor e um agente). Para o Conselho Fiscal concorrem quatro colegas, dois (2) auditores e dois (2) agentes de tributos.

A existência de uma única chapa, com composição eclética – representando todos os segmentos da Sefaz -, é uma demonstração do grau de unidade existente na base do Sindsefaz, que conta hoje com 3.500 sindicalizados, sendo 1.300 auditores, 1.100 agentes de tributos, 700 técnicos administrativos e 400 pensionistas. Demonstra também o grau de confiança que a categoria tem na atual diretoria, já que 10 dos atuais diretores estão concorrendo à reeleição.

Agora, é hora de votar. A chapa estará percorrendo as repartições da Fazenda para conversar com a categoria, ouvir as sugestões e críticas dos fazendários e apresentar suas propostas para o mandato de três anos à frente. Todos os colegas estão convocados a participarem do processo eleitoral, legitimando o pleito e fortalecendo a única entidade legítima de representação dos fazendários.

Pensionistas irão a Saeb na quinta-feira exigir cumprimento dos acordos

Na manhã da última quinta-feira, um grupo de 22 pensionistas se reuniu com a diretoria do Sindsefaz (Jorge Claudemiro, Maria de Fátima Mota, Joaquim Amaral, Walmir Cruz e Walter Falcão). Discutiram algumas ações de pressão para forçar o governo a apressar as soluções de problemas dos pensionistas, que se arrastam há meses, sem solução, apesar da constante pressão da entidade.

De imediato o grupo definiu uma ida a Secretaria da Administração na próxima quinta-feira, dia 14/05, 14h. Há pendências do governo para com as pensionistas, que são inexplicáveis, como a questão do retorno do valor do ponto da GF a 3%, até hoje ainda não incorporado aos vencimentos do segmento. Sobre este caso, a Procuradoria já deu parecer, há algum tempo, mas a Saeb não agiliza a solução. Outro ponto em debate são os reflexos da Lei 11.470/09.

Neste sentido, a diretoria da entidade convoca todos os pensionistas, mas também os demais fazendários, para se fazerem presentes a SAEB na quinta-feira. Vamos garantir que todos os segmentos da Sefaz tenham efetivados os ganhos conquistados nos últimos 15 meses. Por isso, é importante a participação de todos.

Sindsefaz,
Atuação e Luta