Com abertura de inscrição para o concurso de auditor fiscal, Sindsefaz aguarda certame para ATE

Boletim 1842 – Salvador, 27 de fevereiro de 2019

O governo anunciou nesta terça (26) a abertura de inscrições para o concurso de auditor fiscal. Foram abertas 60 vagas, sendo 24 para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; 17 para Tecnologia da Informação; e 19 para Administração Tributária.

Mesmo considerando o número ofertado aquém das necessidades do Fisco, uma vez que existem mais de 500 vagas disponíveis e com uma realidade de mais da metade do quadro já em abono permanência, o Sindsefaz considera positivo a convocação do concurso. Isso porque o último certame realizado foi em 2003. Para a área tributária, que terá 19 vagas, o último ocorreu há 21 anos.

O Sindsefaz aguarda agora que o governo anuncie o concurso para Agente de Tributos, conforme entendimentos já firmados entre a entidade e o Gabinete da Sefaz, após intermediação de lideranças políticas da base do governo. A convocação atende a expectativa do segmento, no que diz respeito à Carreira. No que tange à necessidade, o número de vagas cedido pelo governo, 20, ainda será insuficiente, pelas mesmas razões que envolvem os AFs.

A oxigenação da Sefaz, que hoje possui um quadro com média de idade de 58 anos, é fundamental para a construção de perspectivas futuras. A Secretaria vem, ano após ano, perdendo expertise acumulada com a aposentadoria de colegas sem que estes tenham passado suas experiências para novos fiscais. Uma situação que, junto com outros problemas de gestão, já vem comprometendo a arrecadação de ICMS, que em 2015, 2016 e 2017 foi menor que em 2014, mesmo com expressivo aumento de alíquotas.