Conselho ampliado indica assembleia em 29/01 e greve em fevereiro

Boletim 1638 – Salvador, 20 de dezembro de 2017

O Conselho Sindical do Sindsefaz, ampliado com a participação de vários ativistas da categoria, se reuniu nas dependências do Hotel Verdemar, em Salvador, nesta terça (19). Após avaliar as mobilizações de outubro, novembro e dezembro, os presentes indicaram à diretoria do Sindicato a convocação de uma assembleia geral dos fazendários para o dia 29 de janeiro, com indicativo de greve por tempo indeterminado na Sefaz a partir de fevereiro.

Foi uma reunião acalorada que, para nossa grata surpresa, contou com a presença até de ativistas que há muito não compareciam a eventos do Sindsefaz. Pelas intervenções, é visível a revolta dos colegas com a postura da Sefaz de não negociar os pleitos dos fazendários. Muitos dos que usaram da palavra afirmaram a necessidade da categoria endurecer com o governo e realizar mobilizações mais radicais. E vislumbraram um quadro conjuntural a partir de 2018 que nos permitirá avançar mais. Por isso o indicativo de greve em fevereiro.

Foi indicada também a necessidade de intensificar as ações de mídia, para denunciar a situação caótica da Sefaz e os problemas que impedem os fazendários de realizarem um melhor trabalho e, consequentemente, fazer crescer a arrecadação. Saiu também da reunião a orientação de a entidade continuar buscando canais de negociação com o governo, assim como envolver outros setores políticos, como os prefeitos de municípios que estão sendo prejudicados com o derrame de mercadorias sem nota no comércio local, por ausência da fiscalização.

PALAVRA AGORA É ENVOLVIMENTO COLETIVO
A diretoria do Sindsefaz, que tem tido o cuidado de empreender a luta até o extremo limite de compreensão e participação de nossa categoria, acredita que todos os diretores, conselheiros e ativistas presentes à reunião do Conselho, saíram dali com a tarefa de contribuir com o convencimento e a mobilização dos demais fazendários. Isso é imperativo, sair do discurso à prática, porque não adianta gritar sem que possamos fazer o grito ecoar e nem realizar atividades paredistas sem retaguarda política e envolvimento dos fazendários. Que tenhamos em mente o exemplo do ato de protesto em frente à Sefaz no dia 13 de dezembro.

O Sindicato dará encaminhamento às orientações e já na primeira semana de janeiro a Diretoria de Imprensa estará encaminhando as ações de mídia. À Organização caberá a convocação dos conselheiros e ativistas, em especial os presentes na reunião de terça (19), para ajudarem a construir a mobilização e participarem do cortejo do Bonfim. Caberá à Diretoria de Assuntos Tributários a identificação dos prefeitos a serem procurados, bem como a preparação dos documentos com as informações a serem levadas a eles, de forma a convencê-los a se juntarem ao Sindsefaz nessa luta pelo concurso para todos os cargos da Sefaz. Outros colegas serão procurados para ajudar neste intento.

Indicadas as ações e cientes dos desafios, será preciso agora o desprendimento de todos, abrindo mão de alguns dias de suas férias e do natural relaxamento deste período do ano, para construir este novo momento de maior radicalização das ações e pressão sobre a Sefaz e o governo. Com o envolvimento coletivo nós vamos vencer.

À luta.