Conselho Sindical se reúne dia 19 para avaliar movimento e as próximas ações

Boletim 1636 – Salvador, 14 de dezembro de 2017

A diretoria do Sindsefaz convocou reunião do seu Conselho Sindical para o dia 19 de dezembro. A ideia é avaliar a mobilização realizada pela categoria nos meses de outubro, novembro e dezembro, além de discutir o que vamos fazer nos próximos meses. A decisão de convocar o encontro ainda este mês tem como objetivo garantir que não percamos o acúmulo conquistado neste último período.

Há uma preocupação, demonstrada por todos durante o ato ocorrido em frente ao Prédio-Sede, na quarta (13), com o que faremos neste período de janeiro e fevereiro, quando, sabemos, a Sefaz enfrenta um esvaziamento natural, em consequência das férias dos fazendários. Caberá ao Conselho, junto com a diretoria da entidade, refletir e deliberar encaminhamentos para manter visível a nossa luta em torno da pauta emergencial.

Já há um entendimento sobre a necessidade de deslancharmos uma nova etapa de nossa campanha de mídia, dessa vez mostrando ao povo baiano a realidade da Sefaz, a exemplo das condições de trabalho nos postos fiscais, a falta de sistemas informatizados, o déficit de pessoal em muitos setores, o atraso tecnológico e estrutural da Secretaria para garantir uma efetiva fiscalização e a desvalorização dos segmentos, especialmente os técnicos administrativos e agora também os agentes de tributos, cargo ameaçado de extinção.

Em janeiro, é tradicional a mobilização para o cortejo do Bonfim. Como acontece todos os anos, a Fetrab organiza um cordão dos servidores e o Sindsefaz lá estará, dia 11/01, com suas faixas e bandeiras, aproveitando a presença dos políticos, entre os quais o governador Rui Costa, para protestar contra o congelamento salarial e a falta de negociação na Sefaz.

Ou seja, apesar da desmobilização natural com as festas de fim de ano, logo, logo, já estaremos novamente em movimento. Até porque, o governo não saiu de sua posição intransigente. A luta tem que continuar.