Diário Oficial traz pedido de exoneração de mais três ATEs

O Diário Oficial do Estado desta terça (30) trouxe a exoneração, a pedido, de mais três novos ATEs que ingressaram na Secretaria da Fazenda da Bahia através do último concurso, de 2022. Agora, dos 116 colegas recém-ingressos, nada menos que 46 já pediram para sair, migrando para outros estados, em busca de uma carreira mais atrativa e com justa remuneração. Há outros que em breve também sairão, antecipa o Sindicato.

O sinal, que era amarelo há alguns meses, agora já está vermelho, sem que a Fazenda tome qualquer medida para resolver a questão. O Sindicato já alertou diversas vezes sobre o problema (clique aqui) e até apresentou uma solução para melhor a situação, que é a readequação da tabela de vencimentos do fisco, para os três níveis iniciais (o ideal seria recuperar o salário, defasado em mais de 50%). Mas a Sefaz-BA não tem tido agilidade em encaminhar a situação.

Lamentavelmente, a Sefaz-BA carece de uma política de aproveitamento e valorização de pessoal. Dos 77 auditores fiscais que ingressaram via o concurso de 2019, exatos 33 já deixaram a Secretaria. Parece que não está incomodando a gestão formar os quadros e depois perdê-los para outros estados, que recebem profissionais treinados e prontos para ajudar a melhorar a fiscalização e ampliar a arrecadação nessas unidades federativas.

Salvador, 30 de abril de 2024 | Boletim 2938