FORD de Camaçari e outras montadoras programam folga de funcionários neste mês

14/08/2015 – Bahia Econômica
FORD de Camaçari e outras montadoras programam folga de funcionários neste mês

O Complexo Automotivo Ford em Camaçari paralisou completamente a produção ontem e vai permanecer parado hoje, dando folga para cerca de 3.500 funcionários. Segundo a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mineradores da Bahia, a situação pode ficar pior se for confirmada a previsão de férias coletivas e até demissões.

A Ford negou a possibilidade apontada pelo sindicato. Em nota, a montadora informou apenas que a paralisação da montagem de carros, entre os dias 12 a 14 de agosto, e da montagem de motores, entre 10 e 14, tem o objetivo de ajustar o ritmo de produção à demanda do mercado.

De acordo com o diretor da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mineradores da Bahia e funcionário da Ford, Júlio Bonfim, apesar de ter fechado um acordo com a categoria quanto ao reajuste salarial e outros benefícios, a fábrica não descarta a possibilidade de haver férias coletivas em setembro e a demissão de 600 funcionários.

“Em julho de 2014 eles quiseram demitir 600 trabalhadores e a gente reagiu. A fábrica voltou atrás e a questão ficou para ser discutida no futuro. Este ano, nas mesas de negociação, houve novamente essa ameaça, mas deixamos bem claro que se houver demissão em massa vamos fazer greve por tempo indeterminado”, garante Bonfim, declarando ainda que o momento é de alerta geral.

Além Da Ford, outras montadoras de veículos como a Fiat, em Betim (MG), Mercedes-Benz e em São Bernardo do Campo (SP) programaram a parada de funcionários neste mês de agosto, continuando a série de medidas para reduzir a produção em meio à baixa nas vendas. No caso da Fiat, que tem 19 mil funcionários, a paralisação é parcial (3 mil).

Contando com os trabalhadores de outras fábricas que continuam em férias coletivas ou em lay-off (contratos suspensos temporariamente), a indústria tem, ao menos, 18 mil funcionários parados.