MPF ENTREGA HOJE DENUNCIA CONTRA EDUARDO CUNHA

20/08/15 – Bahia Econômica
MPF ENTREGA HOJE DENUNCIA CONTRA EDUARDO CUNHA

O Ministério Público Federal (MPF)  deve entrar hoje,(20) com uma denúncia contra o Presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pelo crime de  corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A denúncia deve ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e faz referência ao depoimento do empresário Júlio Almeida Camargo, que afirmou ter pago US$ 5 milhões como propina para o parlamentar. O deputado nega a participação no crime. Camargo é um dos principais delatores da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção envolvendo a Petrobras. Ele afirma que Cunha facilitou a assinatura de contratos de afretamento de navios-sonda entre a Samsung Heavy Industries e a diretoria de Internacional da Petrobras. De acordo com ele, o contrato foi de US$ 1,2 bilhão.

O doleiro Alberto Youssef, principal operador da propina no esquema da Petrobras, também disse que ajudou Julio Camargo a repassar o dinheiro para Cunha e outros políticos. Ele também afirmou que o deputado usou requerimentos de informação de uma das comissões da Câmara com o intuito de pressionar Camargo a pagar a propina. Nos primeiros depoimentos, Camargo não citou Cunha. Ele apontou apenas os nomes de Nestor Cerveró e o lobista Fernando Soares, o Baiano. Mas acabou falando quando foi confrontado com as informações repassadas por Youssef. (A Tarde)