Nova direção da Fetrab reúne entidades e debate ação sindical conjunta

Boletim 1883 – Salvador, 02 de maio de 2019

Um café da manhã, nesta quinta (02), na sede do Sinpojud, reuniu a nova diretoria da Fetrab e dirigentes de alguns sindicatos para discutir a reorganização da Federação e uma ação mais conjunta das entidades na luta contra o arrocho salarial e as perdas que temos acumulado nos últimos anos.

A nova direção da Fetrab tem em sua Coordenação Geral o Agente de Tributos Joaquim Amaral, diretor do Sindsefaz. A entidade vem buscando um processo de retomada de seu papel político na organização da luta dos servidores públicos do Estado. A opinião quase unânime é que a pulverização e falta de unidade na luta só nos enfraquece frente aos governos.

Neste sentido, a reunião desta quinta aprovou uma moção de solidariedade aos professores das universidades estaduais, que estão em greve. Também aprovou um repúdio ao comportamento do governo de cortar o ponto dos trabalhadores que se mobilizam por reivindicações justas. Importante salientar que já são cinco anos de congelamento salarial.

Uma outra definição foi a de buscar os sindicatos que hoje estão desfiliados da Fetrab para retornarem ao seio da Federação. Serão realizados novos encontros, assim como a nova diretoria vai marcar reuniões específicas com as entidades.

Para Joaquim, novo coordenador Geral da Federação, a intenção é superar as divergências e adversidades existentes para construir uma plataforma de ação em torno de pontos comuns. “Hoje, nossos principais desafios é impedir as mudanças nefastas na Previdência Social e garantir reposição salarial”, comenta ele. Amaral diz ainda que para conquistar estes dois objetivos será necessário luta e unidade dos servidores estaduais.