Professores e petroleiros param dia 15 contra desmonte na Educação e entrega do Pré-Sal

Boletim 1886 – Salvador, 07 de maio de 2019

Os professores da rede pública de ensino e petroleiros paralisam duas atividades por 24 horas no dia 15 de maio, em protesto contra medidas do governo Bolsonaro. Eles reclamam das políticas de desmonte da educação pública e da entrega do petróleo brasileiro a empresas estrangeiras.

É crescente a mobilização dos trabalhadores e de amplos setores da sociedade brasileira contra um governo que em pouco mais de quatro meses vem promovendo um verdadeiro desmonte nacional que se tem notícia. Em diversos setores – saúde, educação, infraestrutura, meio-ambiente, agricultura familiar, política externa – o que se vê são ações que comprometem o futuro do Brasil.

O corte por questões ideológicas em 30% dos recursos das universidades e institutos federais de ensino levou a comunidade às ruas em várias partes do país nesta segunda (06). Ao estrangular as instituições de ensino o governo Bolsonaro prejudica o futuro da juventude e compromete a produção de ciência e tecnologia.

Já a entrega do petróleo a empresas estrangeiras caminha a passos largos com os novos leilões propostos pelo governo, bem como o desmonte da Petrobras, com a venda de refinarias e outros ativos. Ao entregar suas reservas, o país abre mão de poder de barganha e importância geopolítica. Ao sair do refino, que é mais rentável e estratégico, passando a vender apenas óleo cru (de pouco valor agregado), o Brasil abre mão de uma política energética voltada aos interesses nacionais e deixa de ter poder sobre a definição do preço dos combustíveis no mercado interno. Assim como do destino dos recursos do Pré-Sal, que seriam investidos prioritariamente em educação, conforme a lei aprovada há uma década.

Professores e petroleiros estão, pois, na vanguarda do povo brasileiro neste momento em que nossa soberania e nosso futuro estão sob ataque de um governo submisso a interesses externos e movido pelo ódio e pela insensatez. Tais medidas acima citadas, bem como a reforma da Previdência, a liberação desenfreada de agrotóxicos para a agricultura, o corte de programas sociais e outras tantas medidas apresentadas, levarão o Brasil de volta ao passado, sem perspectivas futuras.

Todo apoio à paralisação de professores e petroleiros dia 15 de maio.