Servidores realizam protesto no CAB, nessa quinta (13), exigindo negociação

Boletim 1912 – Salvador, 12 de junho de 2019

Os sindicatos que representam cinco categorias de servidores públicos estaduais mandam um recado ao governo do Estado, para que seja retomada imediatamente as negociações em torno da pauta geral de reivindicações e das pautas específicas das categorias. Um ato público vai ocorrer nesta quinta (13), às 9h, em frente à SAEB, no Centro Administrativo de Salvador.

Na oportunidade, vai acontecer o Forró dos Sem. Vamos usar o período junino e seus símbolos para denunciar a postura intransigente e unilateral do governo em não negociar com os servidores. Entre outras mazelas, já acumulamos perdas salariais de 25%, o que tem comprometido a vida pessoal do funcionalismo, que acumulam dívidas de brusca redução do padrão de vida.

O Forró dos Sem vai denunciar que estamos SEM reajuste há cinco anos, que estamos SEM diálogo com governo há outros tantos anos, SEM que o Planserv atenda todas as necessidades de saúde dos trabalhadores, SEM o pagamento da URV que é devida pelo Estado e SEM comarcas judiciais em muitas cidades do interior por decisão do Tribunal de Justiça, que fechou vários fóruns.

O governo brinca com a situação dos servidores, ao ignorar o impacto que um confisco de 25% nos salários pode ter na vida de um trabalhador. O Estado sabe que energia, telefone, água, alimentos, material de higiene e limpeza, transporte, combustível, condomínio etc, tudo teve reajuste nestes cinco anos, muitos, inclusive, acima da inflação do período.

O próprio governo, por exemplo, é quem determinou o aumento aplicado pela Embasa nas contas de água ou na mensalidade do Planserv. E foi o governo quem impôs, sem discussão com os sindicatos, a elevação do desconto ao Funplev, de 12% para 14%. Ou seja, o Estado vem tirando com uma mão e tirando também com a outra.

Basta. Chega de arrocho. Os servidores realizam o protesto nesta quinta (13). Mas essa luta vai crescer, com novas ações, paralisações e até uma greve geral de todo o funcionalismo caso não haja negociação.