Sindsefaz abre Campanha Salarial 2024 com café da manhã no Prédio-Sede

O Sindicato promove na próxima terça (27), às 8h30, um café da manhã, no Prédio-Sede da Sefaz, na abertura da Campanha Salarial 2024. Na verdade, “abertura” é forma de falar, pois a luta não parou, uma vez que durante todo o ano de 2023 e nesses 50 dias do novo ano a entidade vem buscando negociar a pauta da categoria com a Secretaria da Fazenda e com o governo.

Mas, diante da lentidão dos avanços nesse último período, não resta outra alternativa aos fazendários que aumentar a pressão e chamar a atenção da sociedade baiana para a situação atual. O derradeiro ato desse diagnóstico foi a promessa do Gabinete de uma reunião para o dia 15 de fevereiro, quando seriam apresentadas respostas a alguns pleitos, sumariamente suspensa sem sequer um único aviso à diretoria do Sindsefaz.

Além das ações nas repartições da Sefaz-BA, como este café da manhã, a entidade prepara uma grande ação de mídia para demonstrar como a arrecadação e o salário andam em flagrante descompasso desde 2015. As peças também abordarão como a Bahia vem perdendo arrecadação com a atual política desenvolvida pela gestão da Secretaria, incluindo a ação temerária, de ofício, de suspensão da atuação dos agentes de tributos na constituição do crédito tributário, entre março/2021 e janeiro/2024, que causou centenas de milhões de reais de prejuízos aos cofres baianos.

A pauta dos fazendários inclui, para o fisco, o aumento do valor do ponto da Gratificação Fiscal, a isonomia na carreira para os novos profissionais e a garantia da paridade para os aposentados e pensionistas. E, para o Grupo Técnico Administrativo, a instituição de uma nova GDF e o cumprimento do acrodo feito pelo ex-governador Rui Costa de uma segunda promoção para o segmento.

A entidade reforça, entretanto, a necessidade de participação maior da categoria nas atividades convocadas em prol da pauta. Reclamar nos grupos de WhatsApp e em ligações aos dirigentes do Sindicato é apenas mais uma manifestação da revolta com a atual situação. É preciso transformar essa revolta em ações concretas de mudança. Isso só ocorrerá com demonstração de força junto à Sefaz-BA e ao governo.

Todos ao café da manhã dia 27. Depois da atividade, voltamos às nossas atividades laborais.

Salvador, 21 de fevereiro de 2024 | Boletim 2905