Surto de covid no Honorato Viana expõe omissão do Gabinete

Boletim 2403 – Salvador, 04 de junho de 2021

Já são 13 os contaminados pela covid-19, depois do surto ocorrido no Posto Fiscal Honorato Viana. Segundo apurou o Sindsefaz, adoeceram nove agentes de tributos, um auditor fiscal e três colegas terceirizados. O problema, que tomou contornos de gravidade, dado o número de casos, revela a omissão do Gabinete da Sefaz-BA no cuidado com a saúde e a vida dos fazendários.

O Sindsefaz vem alertando desde o início da pandemia sobre a necessidade de a Sefaz tomar providências para resguardar os fazendários da contaminação ao novo coronavírus. Comprova-se, mais uma vez, a completa indisposição do Gabinete em ouvir o Sindicato. Aliás, foi a entidade que enviou para os postos fiscais e outras repartições da Secretaria máscaras e escudos faciais para proteger os colegas. Da administração, segundo denúncias, nem álcool gel tem chegado.

A entidade oficiou o Gabinete acerca do problema e como providências concretas não foram tomadas, a covid-19 se alastrou no Honorato Viana. Por exemplo, como a fiscalização de impostos é considerada serviço essencial, a Secretaria poderia ter solicitado à CIB (Comissão Intergestores Bipartite) a inclusão dos fazendários baianos nas prioridades de vacinação. Recentemente, os jornalistas fizeram essa solicitação e teve o pleito aprovado.

Agora, o Sindsefaz espera que o Gabinete tome providências para que outros colegas não adoeçam no Honorato Viana e que o problema não se alastre para outros postos fiscais. Vivemos um momento delicado da pandemia, com o surgimento de novas cepas do vírus, sendo a categoria obrigada a atender contribuintes que seguem a cartilha negacionista do presidente da República.

Aliás, na própria gestão da Fazenda há bolsonaristas assumidos, que não se sentem nem um pouco incomodados com os atentados cometidos pelo governo federal contra a vida do povo brasileiro. Talvez, isso até explique o motivo pelo qual não há no Gabinete preocupação com a situação dos fazendários que estão expostos e adoecendo por falta de cuidado da Sefaz.