Notícias

Home » Notícias

Dieese calcula que é necessário 45% para repor perda salarial


Boletim 2469 – Salvador, 19 de Outubro de 2021

Um levantamento feito pelo Dieese a pedido do Sindsefaz mostra a enorme perda salarial imposta aos servidores públicos baianos. Segundo o órgão, para que os vencimentos recuperem poder de compra de janeiro de 2015 seria necessário um reajuste de 44,73% pelo IPCA-IBGE e de 45,88% de acordo com o INPC-IBGE.

Isso somente até agosto/2021, sem incluir a inflação de setembro e outubro.

Essa situação contrasta com os números da arrecadação estadual, que vem batendo recorde de crescimento mês após mês. Considerando os primeiros nove meses desse ano (janeiro a setembro) houve um avanço de 28,5% no ICMS arrecadado em relação a 2020. E de 24,3% em relação a igual período de 2019.

Se a arrecadação mantiver no quarto trimestre o mesmo crescimento observado no ano o volume total de ICMS será mais de R$ 5 bilhões acima do observado ano passado. Só aí já seria possível rever a política de congelamento salarial.

O governo também não pode continuar usando o argumento de que não há margem para reajuste por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo outro estudo do Dieese, a relação Despesa Total com Pessoal (DTP) / Receita Corrente Líquida (RCL) é hoje de 36,9%, bem abaixo do limite prudencial da LRF, que é de 46,17%.

 

Compartilhe:
Entre em Contato

Rua Maranhão, nº 211 - Pituba
Salvador - Bahia | CEP: 41.830-260

Redes Sociais

Você já é filiado?

Faça o seu Cadastro!
Rolar para cima