Servidores fazem carreata e anunciam luta por reajuste linear

Servidores públicos baianos realizaram um protesto na manhã desta quarta (17), na luta para garantir reajuste salarial que amenize as enormes perdas salariais da categoria. Uma carreata saiu da região do shopping da Bahia e se dirigiu até o Centro Administrativo, se encontrando com outros servidores que já estavam no prédio do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho (órgão da SSP), onde está funcionando, temporariamente, a Governadoria.

A carreata seguiu pela avenida Tancredo Neves e avenida Paralela, acessando a 1ª avenida do Centro Administrativo. Na altura da “Balança”, em frente à Assembleia Legislativa, outros servidores se juntaram com seus carros, incluindo vários fazendários, seguindo até a sede do Centro de Operações. Um ato público foi realizando no local, reivindicando a abertura de negociações sobre o reajuste e outros pontos da pauta unificada.

Informes vindos de interlocutores dão conta que o governo pretende enviar mensagem ao legislativo com um índice de reajuste de 4%, em duas parcelas, sendo 2% em maio e 2% em setembro. Proporá também o pagamento de tíquete alimentação no valor de R$ 13,00 para quem hoje ainda não recebe, sendo que quem está no regime de 40 horas passará a receber R$ 20,00, um aumento acima da inflação. Fala-se também de se abrir um canal permanente de negociação, para conversações sobre melhorias nas carreiras com impactos nos próximos três anos, além de de igualar os menores salários ao mínimo.

A diretoria do Sindicato vai se reunir para avaliar as propostas do governo. Na Fazenda, estamos aguardando o encaminhamento concreto da promessa do Gabinete de encaminhar alguns pontos de nossa pauta, conforme garantido dia 21 de março, quando houve a última conversa com o secretário Manoel Vitório.

Salvador, 17 de abril de 2024 | Boletim 2933