Portal de transparência erra dados: ICMS tem queda real de 3%

04/08/15 – Bahia Econômica
Portal de transparência erra dados: ICMS tem queda real de 3%

Os dados do Portal de Transparência do governo do Estado relativos à arrecadação de ICMS foram contabilizados de forma errada, induzindo aos analistas do portal Bahia Econômica a anunciar uma queda nominal de 10% % na arrecadação de ICMS, quando, na verdade, houve crescimento nominal de 5,1%  na arrecadação e queda em  termos reais da ordem de 3%.

O Secretário da Fazenda entrou em contato com o portal Bahia Econômica questionando o número e foi informado de que os dados do portal de Transparência do governo do Estado foram colocados de forma equivocada por sua equipe. (foto acima).

O portal anunciava que a arrecadação de ICMS até junho teria sido de R$ 7,6 bilhões, conforme demonstra a foto anexo, mas o Bahia Econômica apurou que o montante arrecadado foi de R$ 8,9 bilhões. Se a arrecadação tivesse sido de R$ 7,6 bilhões a queda seria efeivamente de 10% conforme anunciamos.

Com o novo dado, a arrecadação de ICMS na Bahia, no primeiro semestre de 2015, apresenta um crescimento de 4,8 %, correspondendo a uma queda real da ordem de 3%. O portal espera o contato da Secretária da Fazenda para averiguar o motivo da informação errada no portal de Transparência.

De qualquer modo, a queda real na arrecadação de ICMS acende a luz vermelha nas finanças estaduais e remete à necessidade de maior controle de gastos.